Principais Projetos

Gestão de SSMA para fabricação de dutos 19″ 20″

Projeto: Ubarana UGG

(Unidade de Gasolina de Guamaré)

mai/13 a fev/14

Local: Praia de Minhoto, em Guamaré/RN para o campo
de Ubarana na bacia Potiguar
Cliente: Technip Global
Cliente final: Petrobras

Fabricação de um aqueduto de 12 polegadas e 19km, um duto de óleo de 20 polegadas e 19 km, e um duto de claros (gasolina e diesel-in natura) de 12 polegadas e 5 km.

RESULTADOS

Em um total de

90.212 horas-homem trabalhadas

OCORRERAM ZERO AFASTAMENTOS POR ACIDENTES OU DOENÇAS DO TRABALHO

com apenas três incidentes sem afastamento ou perda de tempo significativa, incluindo os funcionários brasileiros, estrangeiros e subcontratados.

O foco em prevenção contribuiu com a pontualidade do cronograma e evitou utilizar verbas de contingência e a necessidade de retrabalhos

DESCRIÇÃO

Gestão de SMS para processo de fabricação dos dutos através de técnica de Spooling. que permite a soldagem de tubulação em terra, em contrapartida às dificuldades da soldagem offshore. Também foi executada a soldagem das linhas produzidas com as linhas preexistentes offshore (Tie-In). Em área de preservação ambiental cedida provisoriamente pela Petrobras, o projeto dialogou com a escassez e a simplicidade dos recursos locais e a distância de mais de 350 km da capital João Pessoa onde a experiência de Marcelo Dittmar foi crucial para desenhar soluções efetivas mesmo neste contexto.
Estas envolveram o planejamento e a preparação da avaliação de risco, considerando a tropicalização de procedimentos globais e a garantia de aderência à cultura de segurança do cliente (mapeamento e análise de risco da tarefa e do local de trabalho, , inspeção técnica mensal de ferramentas, equipamentos e máquinas com sistema de etiquetação colorida, inspeção visual diária de ferramentas, equipamentos e máquinas pelo usuário)
A interface de trabalho foi estruturada a partir de treinamentos na atividade e no uso de ferramentas para nivelar o conhecimento e garantir uma boa comunicação. Foram realizados treinamentos e a integração entre as equipes locais e a equipe estrangeira composta de escoceses, ingleses, franceses, holandeses, malaios, indonésios, canadenses, entre outros. A equipe para gestão de SMS era composta pelo gerente de SMS (Marcelo Dittmar) coordenando 6 Técnicos de Segurança e 3 Técnicos de Meio Ambiente.

SOLUÇÕES E INOVAÇÕES

A sinalização sonora no local não era eficaz devido ao constante vento local e os canais de rádio eram restritos a outras atividades. Para evitar acidentes pessoais e patrimoniais na puxada de tubulação da praia pela embarcação no mar, foi realizada a instalação de sinalização de “liberado para puxar” através de semáforos verde-vermelho nas cabines de preparação, soldagem, ensaio e revestimento. Assim, aumentou-se a eficiência da visualização pelo gerente de site em terra ao acionar o comandante da embarcação. Além deste equipamento, foi constatado na análise de segurança que coifas comuns de exaustão poderiam gerar áreas de resfriamento irregular da solda. Como solução foram realizadas a implantação de exaustão de fumos metálicos da solda para evitar esfumaçamento da cabine que reduz a visibilidade e, apesar da proteção respiratória individual, aumenta o risco de inalação e a instalação de sistemas dedicados reguláveis para não influenciar na qualidade da soldagem automática.